O conjunto de transformações que as substâncias químicas sofrem no interior dos organismos vivos é considerado metabolismo. O funcionamento adequado de nosso organismo depende do balanceamento correto e da integração entre as duas formas como é dividido: anabolismo e catabolismo.

Resumidamente, o anabolismo é o conjunto de reações de síntese ou construção, ou seja, consome energia. E o catabolismo se resume a reações de degradação, produzindo energia. Em um paciente em equilíbrio o metabolismo é mais rápido (ligeiramente mais catabólico) durante o dia e mais lento (anabólico) no período da noite, quando ele incorpora nutrientes, repara estruturas lesadas e fortifica áreas sob estresse.

Influenciadores do metabolismo

O metabolismo é altamente influenciado por fatores como estresse, alimentação, frequência de atividade física e consumo de água. Ao compreender o que é o metabolismo podemos conhecer melhor o funcionamento do nosso corpo e entender a necessidade de uma vida saudável. A Clínica da Dor atua no metabolismo através da modulação metabólica, da suplementação e da reposição de hormônios, visando ao aumento da qualidade de vida.

Agende sua consulta agora!